CUBA JAZZ
Em 2016 o Instituto Alvorada foi contemplado no Edital de Audiovisual do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secult/DF para a finalização da obra Cuba Jazz, dos diretores Max Alvim e Mauro di Deus.
Trata-se de um documentário longa-metragem que explora, a partir de tensões e potências emergentes do novo jazz produzido na ilha de Cuba, leituras sobre o nosso tempo e também sobre as disputas de sentido que vivemos no mundo globalizado.
O projeto possui um viés ético-estético, estruturado a partir de técnicas e linguagens audiovisuais. Cuba Jazz narra, através de depoimentos de cubanos ligados ao jazz, de shows e de cenas da vida cotidiana da cidade de Havana.
Usando o jazz como metáfora da vida sem bloqueios geopolíticos, colhemos testemunhos sobre as formas de diálogo, escuta, intercâmbio, mistura, resistência e improvisação, que afirmam a arte como filosofia da liberdade.
O longa participou de importantes festivais dentro e fora do país, como o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana, Cuba im Film, Festival Latino Americano Rotterdam e o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.
ASSISTA!
Confira o trailer do premiado Cuba Jazz