PROJETOS
O Instituto Alvorada Brasil conta com um extenso portfólio de projetos desenvolvidos ao longo de mais de 10 anos de operação no âmbito nacional. Confira alguns dos projetos realizados pelo Instituto.
FESTIVAL
DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO
Festival de cinema brasileiro sediado em Brasília, no Cine Brasília, sendo o mais antigo do gênero no país. O Instituto Alvorada foi responsável pela realização de 6 edições deste importante festival.
CUBA JAZZ
Documentário longa-metragem que explora, a partir de tensões e potências emergentes do novo jazz produzido na ilha de Cuba, leituras sobre o nosso tempo e também sobre as disputas de sentido que vivemos no mundo globalizado.
Contemplado no Edital de Audiovisual do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secult/DF, o Instituto foi o responsável pela finalização e lançamento da obra.
CULTURA
E CIDADANIA
O projeto “Cultura e Cidadania” é uma iniciativa do Instituto Alvorada Brasil, em parceria com o Sindicato dos Bancários de Brasília e a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal (Secult/GDF), para fomentar a cultura no Distrito Federal.
O projeto prioriza as linguagens de música e de artes cênicas de artistas, grupos musicais e companhias teatrais que são predominantemente ligados à cena cultural local.
BANDOLIM
SOLIDÁRIO
O Instituto coordena o projeto Bandolim Solidário, em parceria com o músico Hamilton de Holanda, a Abrace e a Biblioteca Demonstrativa de Brasília. As bilheterias destes espetáculos beneficentes realizados no Teatro Oi Brasília, no Teatro Brasília e no Teatro dos Bancários são revertidas para a manutenção do Hospital da Criança de Brasília.
TEATRO
OI BRASÍLIA
Entre 2009 e 2015, o Instituto Alvorada administrou o Teatro Oi Brasília, localizado no Royal Tulip Alvorada Hotel.
O espaço se consolidou rapidamente no circuito cultural da cidade. A casa foi palco neste período de mais de 250 espetáculos de música, dança, cinema, teatro e musicais, que reuniram cerca de 100 mil pessoas.
INTEGRAÇÃO
CULTURAL
Este projeto busca pesquisar talentos nos acampamentos e assentamentos rurais do Distrito Federal (DF); capacitar jovens em gestão e produção de projetos culturais; fomentar o intercâmbio entre artistas do meio rural e da periferia urbana; e promover apresentações em espaços culturais comprometidos com o lançamento de novas expressões artísticas.
AMARIA
A proposta do projeto “Amaria” é contribuir com as ações do governo federal que visam dotar a população de informações sobre a questão da violência doméstica. Com a expectativa de atingir diretamente cerca de 18 mil alunos matriculados em escolas de ensino fundamental e médio, em quatorze RA(s) do Distrito Federal.
O POVO
PODE
No ano de 2017, a partir de uma parceria entre a TVT, o Canal I e o Instituto Alvorada Brasil deu-se vida a um documentário longa-metragem road movie, que se propôs a acompanhar a viagem feita pelo ex-presidente Lula à 58 municipios do Nordeste Brasileiro durante 35 dias. Além deste longa metragem, o material deu origem a uma web-série de 12 episódios no Youtube.